sábado, 26 de dezembro de 2009

COMANDO JUSTIÇA - PARTE 1

Vou detalhar meu trabalho no COMANDO JUSTIÇA em duas partes, afinal é o trabalho que mais me dediquei desde meados da década de 90 até o ano 2001, mais ou menos.
Como já falei, sou um fã obstinado de quadrinhos, e me criei lendo revistas em PB da EBAL (que publicava MARVEL e NATIONAL -antiga DC), mas também GEP, TAIKA, EDREL e outras que publicavam super-heróis brasileiros como RAIO NEGRO, MYLAR, JUDOKA e muitos outros. Esses personagens sempre me cativaram muito, e tenho um enorme carinho por eles. Já era fanzineiro antigo quando pensei em utilizá-los em HQs dos PROTETORES, ou reunir os mesmos de alguma forma. A idéia de um super-grupo tipo LIGA DA JUSTIÇA começou a se desenhar na minha cabeça e o COMANDO JUSTIÇA começou a tomar forma.

Pensei inicialmente em selecionar personagens significativos e conhecidos.
Adaptações tinham que ser feitas, para situar em um contexto moderno e atual. LUNA, a líder, é filha do HOMEM-LUA; O RAIO NEGRO é sobrinho do RAIO NEGRO original; MYLAR é uma alienígena do sexo feminino; SUPERARGO é um sucessor do projeto SUPERARGO original; o JUDOKA é um discípulo do Shiram Minamoto que treinou o JUDOKA original; O HOMEM-FORÇA e HYDROMAN são os únicos personagens vindos diretamente dos anos 60, devidamente atualizados em uniformes e equipamentos. Outros heróis que interagem com o COMANDO tiveram alterações (ou não) maiores ou menores, como FIKOM, X-MAN, KARATE MEN, HOMEM JUSTO, BOLA DE FOGO e outros.
 

A idéia era resgatar esses personagens em um contexto moderno, apresentá-los à um novo público e contar histórias interessantes, prestando uma devida e tardia homenagem aos criadores dos mesmos. Nunca tive a pretensão de "roubar" personagens de ninguém ou os direitos autorais dos autores desses personagens.
 

 
 
 

Nas próximas postagens falarei mais do grupo, suas origens e seus personagens.  Até.