sábado, 26 de dezembro de 2009

COMANDO JUSTIÇA - PARTE 1

Vou detalhar meu trabalho no COMANDO JUSTIÇA em duas partes, afinal é o trabalho que mais me dediquei desde meados da década de 90 até o ano 2001, mais ou menos.
Como já falei, sou um fã obstinado de quadrinhos, e me criei lendo revistas em PB da EBAL (que publicava MARVEL e NATIONAL -antiga DC), mas também GEP, TAIKA, EDREL e outras que publicavam super-heróis brasileiros como RAIO NEGRO, MYLAR, JUDOKA e muitos outros. Esses personagens sempre me cativaram muito, e tenho um enorme carinho por eles. Já era fanzineiro antigo quando pensei em utilizá-los em HQs dos PROTETORES, ou reunir os mesmos de alguma forma. A idéia de um super-grupo tipo LIGA DA JUSTIÇA começou a se desenhar na minha cabeça e o COMANDO JUSTIÇA começou a tomar forma.

Pensei inicialmente em selecionar personagens significativos e conhecidos.
Adaptações tinham que ser feitas, para situar em um contexto moderno e atual. LUNA, a líder, é filha do HOMEM-LUA; O RAIO NEGRO é sobrinho do RAIO NEGRO original; MYLAR é uma alienígena do sexo feminino; SUPERARGO é um sucessor do projeto SUPERARGO original; o JUDOKA é um discípulo do Shiram Minamoto que treinou o JUDOKA original; O HOMEM-FORÇA e HYDROMAN são os únicos personagens vindos diretamente dos anos 60, devidamente atualizados em uniformes e equipamentos. Outros heróis que interagem com o COMANDO tiveram alterações (ou não) maiores ou menores, como FIKOM, X-MAN, KARATE MEN, HOMEM JUSTO, BOLA DE FOGO e outros.
 

A idéia era resgatar esses personagens em um contexto moderno, apresentá-los à um novo público e contar histórias interessantes, prestando uma devida e tardia homenagem aos criadores dos mesmos. Nunca tive a pretensão de "roubar" personagens de ninguém ou os direitos autorais dos autores desses personagens.
 

 
 
 

Nas próximas postagens falarei mais do grupo, suas origens e seus personagens.  Até.

domingo, 29 de novembro de 2009

ESQUADRÃO C.A.O.S.

Aí pelo início dos anos 90, a grande sensação era os quadrinhos da IMAGE...sete grandes artistas se reuniram e criaram uma editora que prometia rivalizar com MARVEL e DC...com o passar dos anos viu-se que o conceito "visual exuberante / argumentos fracos" não seguraria a onda, e a IMAGE praticamente saiu da briga pela liderança do mercado de quadrinhos americanos...contudo, naquela época, seu apelo era muito forte, e, com grandes influências dos W.I.L.D.CATS do Jim Lee e da STRIKFORCE, do Marc Silvestri, eu criei o ESQUADRÃO C.A.O.S., uma força paramilitar superhumana para enfrentar o crime no Rio de Janeiro, na época, já bem conturbado com a questão do crime organizado.



O Esquadrão CAOS (abreviatura de COMANDO DE ATAQUE ORGANIZADO AO SUBMUNDO) é formado por sete membros. LIBRA, o seu líder é o capitão Caio Santos, que usa uma veste cibernética chamada PLEXSENSOR, que está interligada ao seu sistema nervoso central, que permite que ele "veja" em diversos padrões de ondas e faixas, além de poder interfacear com computadores e bancos de dados. Seu traje especial é a prova de balas e complementado com uma unidade propulsora nas costas e armamentos diversos.
PUNHAL é Gilberto Saraiva, antigo lutador de artes marciais, que perdeu o braço em um acidente de carro. seu corpo foi reconstituído com servomotores e pele de um polímero especial, derivado do Kevlar, além de um braço biônico. Usa diversas armas ninja, mas sua favorita é uma corrente com bola e adaga.
TEMPESTADE NEGRA é Suzana Albuquerque, mutante que descobriu ser invulnerável, superforte e com poder de vôo, habilidades que só pode usar seis horas por dia.
LÂMINA é Tânia Marlett, que é a reencarnação de uma samurai do século XVI. usa duas Katanas de uma liga metálica indestrutível
BLINDADO - Traficantes compraram no mercado negro de armas uma armadura que agora é usada por Luís Fernando Martins, policial que havia sido capturado pelos bandidos.
FELINO - Maurício Bentes tem reflexos, agilidade e velocidade idênticos a um felino. Garras mecânicas embutidas em suas luvas o transformam em um verdadeiro gato humano.
LINK - Camilla Bergamo tem o poder de se comunicar empaticamente com qualquer equipamento cibernético, podendo "ler" e alterar linhas de programas, além de comandar o CURSOR, uma esfera de energia que pode construir objetos sólidos a seu comando.

Nunca trabalhei muito com o Esquadrão, embora tivesse um crossover pensado com eles e os PROTETORES...na verdade só fiz uma história em 3 partes, e depois nada...quando o Rod Gonzalez me convidou pra ilustrar uma HQ sua do Blenq, havia no roteiro original a participação de uma heroína...como estava em aberto, escalei a LINK e o ESQUADRÃO fez uma participação especial. recentemente eles foram solicitados pelo Sérgio Oliveira para um cross-over com vários personagens, e eu os cedi, esperando vê-los logo em ação.
 


domingo, 22 de novembro de 2009

CAPAS

Como sempre faço questão de salientar, não me considero um "quadrinista"; sou apenas um cara que adora quadrinhos, um baita fã, e que não tem pretensões artísticas dentro do mercado. seguindo essa linha, sempre procuro homenagear personagens e artistas que, de uma forma ou outra, me influenciaram e marcaram. Uma das formas disso é nas capas das HQ que eu desenvolvo: procuro sempre buscar ligações com a história e com capas marcantes da história dos quadrinhos...pro COMANDO JUSTIÇA busco capas da JUSTICE LEAGUE, pros PROTETORES capas dos X-MEN, e assim sucessivamente.aí vão alguns exemplos:


capa do COMANDO JUSTIÇA, onde a fonte é JLA 141
 

capa alternativa para o COMANDO JUSTIÇA, onde a fonte é a clássica capa da JLA
 

essa é a capa que acabei usando (nenhuma homenagem aqui-hehehe)
 

outra capa do COMANDO JUSTIÇA, outra homenagem à JLA (usei uma capa antiga dos JUSTICEIROS, da Editora EBAL)
 

o confronto dos PROTETORES contra os REVENGERS (versão maligna dos Vingadores ), usando capa dos AVENGERS 93 - Vingadores X Quarteto Fantástico!
 

mais uma capa da JLA, utilizada pra OS PROTETORES
 

e agora o COMANDO JUSTIÇA, tendo como base AVENGERS 70 - Vingadores X Esquadrão Supremo!

domingo, 8 de novembro de 2009

MATERIAL ANTIGO DOS PROTETORES


Na década de 80 e até meados dos anos 90, desenvolvi uma quantidade bem grande de material dos PROTETORES, facilitado porque trabalhava em ageências de Publicidade. Eram materiais em P&B, com o uso de retículas adesivas, Letraset, tinta guache e nanquim, xerocados e distribuídos em formas de zines. Muito desse material se extraviou nesses anos todos, mas alguma coisa eu ainda tenho guardada...


Um pin-up dos PROTETORES, em cima do clima da Justice League do Keith Giffen, na década de 90
 

HQ dos PROTETORES, onde o grupo se divide ao investigar um grupo de extermínio que agia na fictícia favela da Barbaça
 

HQ dos PROTETORES onde confrontavam um grupo de aliens superpoderosos (detalhe de antigos uniformes de Flexon, Potencius e Clone)
 

 
Fragamentos de página de HQ, onde os PROTETORES lutam contra um exército de soldados estrangeiros que tentam invadir a Amazônia. Essa HQ introduz um outro supergrupo no qual nunca tive muita oportunidade de trabalhar mas que gosto muito, que são os VIGILANTES DO VERDE, que estão abaixo:
 

Eles são: ANFÍBIO, ex-membro dos PROTETORES; GUARDIÂO, com uma armadura supertecnológica;CARCARÁ, com superforça, vôo e garras; GAIA, com poderes que a ligam ao ecossistema; TROVEJANTE, um indígena com poderes místicos que já enfrentou o COMANDO JUSTIÇA; ONÇA PINTADA, com habilidades felinas; e CENTELHA, com poderes magmáticos e flamejantes.

domingo, 25 de outubro de 2009

OS PROTETORES


OS PROTETORES são os precursores do meu trabalho de HQs com super-heróis brasileiros. Iniciei o desenvolvimento deles em 1985, quando cursava publicidade na FAMECOS, na PUC/RS. Até então, os raros personagens que criava eram de nome, origem e características "gringas". OS PROTETORES  tem uma abordagem mais tradicional do "grupo de super-heróis", que os aproxima dos originais americanos como X-Men, Teen Titans e outros. Eles são filhos e descendentes de pessoas que ingeriram medicamentos experimentais que um laboratório multinacional colocou no mercado na década de 60 e 70, desenvolvendo habilidades e superpoderes. Não há aqui a paronóia anti-mutante ou a parafernália tecnológica que costuma cercar os grupos de super-heróis. São jovens, simples e com um desejo comum de fazer a diferença em uma sociedade desigual e injusta como a nossa. Gosto muito de trabalhar com eles, pois nas suas histórias consgui desenvolver um relacionamento entre os personagens que me agrada muito.
Os membros principais são: ESTRELA CINTILANTE (Denise Valle), telepata, telecinética e líder do grupo; THERMO (Fernando Nunes), que emite rajadas de plasma e/ou gelo; POTENCIUS (Bruno Lugarne), invulnerável e superforte; CLONE (Paulo Martins), que pode criar duplicatas de seu corpo e se teleportar;SONORO (Davi Guttenberg), que absorve o som ao redor e pode transformá-lo em ondas de choque; FLEXON (Felipe Rosa), cuja pele metálica permite que estique seu corpo e/ou adote as mais diversas formas; JACKIE (Jacqueline Laport), que emite um campo de força que pode ser usado de forma de defesa ou ataque; e CONDOR (Gonzalo Villaverde), que desenvolveu asas e pode voar a grandes alturas e velocidade.
Além desses, também fazem ou já fizeram parte da equipe: ANFÍBIO (Cláudio Torres), RAYO (Arturo Miranda), ELEMENTO (Celso Lopes), REFLEX (Cíntia Dutra), FORÇA MAGNA (Jorge Santana) e QUÍMICA (Rafaela Rigotti). Foram publicados em aluguns zines e tenho bastante material deles, que postarei em breve.


domingo, 18 de outubro de 2009

HQs de Darlei Nunez



olá!! estou iniciando meu blog, com a idéia de divulgar alguns trabalhos meus na área de quadrinhos!!! muitos desses trabalhos datam de 10 ou 15 anos atrás e outros são bem mais recentes.acima alguns dos meus personagens, sobre os quais estarei em breve contando mais detalhes!!